QUÍMICA - A radioatividade e as reações nucleares

Voltar

Questão 1

(Unifesp) O decaimento do tecnécio-99, um isótopo radioativo empregado em diagnóstico médico, está representado no gráfico fornecido a seguir.

 width=

Uma amostra típica de tecnécio-99 usada em exames apresenta uma atividade radioativa inicial de 2 × 107 desintegrações por segundo. Usando as informações do gráfico, pode-se prever que essa amostra apresentará uma atividade de 2,5 × 106 desintegrações por segundo após, aproximadamente,

A) 3,5 horas.

B) 7 horas.

C) 10 horas.

D) 18 horas.

E) 24 horas.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 2

(UFSCar-SP) No dia 06 de agosto de 2005 foram lembrados os 60 anos de uma data triste na história da Humanidade. Nesse dia, em 1945, foi lançada uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, que causou a morte de milhares de pessoas. Nessa bomba, baseada no isótopo 235 de urânio, uma das reações que pode ocorrer é representada pela equação nuclear não balanceada:

 width=

Nesta equação, X, m e n representam, respectivamente:

A) partícula alfa; 2; 4.

B) pósitron; 1; 0.

C) argônio; 18; 39,9.

D) criptônio; 36; 92.

E) bário; 56; 141.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 3

A explosão de uma bomba de hidrogênio, cujo núcleo sofreu fusão nuclear, é um evento de grande magnitude. A potência de 100 quilotons é suficiente, por exemplo, para deslocar mais de 10 milhões de toneladas de terra. Ao compararmos esse artefato com as bombas de fissão nuclear, como as que vitimaram o Japão na Segunda Guerra Mundial, é correto dizer que:

A) as bombas de fusão nuclear quebram núcleos de átomos grandes, formando átomos menores.

B) as bombas de fissão nuclear necessitam das altas temperaturas fornecidas pela fusão nuclear para iniciarem seu processo.

C) os produtos da fusão nuclear são limpos, ao contrário da fissão nuclear.

D) a fissão nuclear é o processo pelo qual o Sol libera sua energia.

E) a fusão nuclear libera menos energia do que a fissão nuclear.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 4

Em 1932, Chadwick bombardeou o  width=    com partículas α, descobrindo por transmutação artificial um dos elementos subatômicos conhecidos atualmente. Qual é o símbolo desse elemento?    

A)  width=

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 5

(FGV-SP) Os radiofármacos são utilizados em quantidades-traços com a finalidade de diagnosticar patologias e disfunções do organismo. Alguns desses também podem ser aplicados na terapia de doenças como no tratamento de tumores radiossensíveis. A maioria dos procedimentos realizados atualmente em medicina nuclear tem finalidade diagnóstica, sendo o 99xTc (x = metaestável) o radionuclídeo mais utilizado na preparação desses radiofármacos. O 99Mo é o precursor desse importante radionuclídeo, cujo esquema de decaimento é apresentado a seguir:

 width=

No esquema de decaimento, a radiação X e o nuclídeo Z e seu número de nêutrons são, respectivamente,

A) gama, Ru e 55.

B) gama, Mo e 57.

C) beta, Rh e 54.

D) alfa, Ru e 53.

E) alfa, Rh e 54.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 6

(UFSCar-SP) Os compostos de flúor utilizados no processamento do urânio são formados exclusivamente pelo isótopo 19, com massa atômica igual a 18,99840. O UF6 gasoso obtido no processamento do urânio é, portanto, uma mistura de 235UF6 e 238UF6, com massas moleculares de 349,0343 e 352,0412, respectivamente. Numa etapa subsequente do processamento, a mistura gasosa é reduzida a urânio metálico sólido por reação com magnésio. Com relação a estas informações e aos processos de separação da mistura dos fluoretos de urânio, são feitas as seguintes afirmações:

I. No processo de obtenção de urânio metálico a partir da reação de UF6 com magnésio, a diferença entre as reatividades químicas de 235UF6 e 238UF6 permite a separação do urânio nas duas formas isotópicas puras.
II. O 235UF6 pode ser separado do 238UF6 por destilação fracionada do líquido obtido, após resfriamento da mistura gasosa inicial.
III.A ultracentrifugação da mistura gasosa é um método conveniente para se obter o enriquecimento do produto final em 235UF6.

É correto o que se afirma em:

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 7

(UFRGS-RS) Em recente experimento com um acelerador de partículas, cientistas norte-americanos conseguiram sintetizar um novo elemento químico. Ele foi produzido a partir dos átomos de Cálcio (Ca), de um número de massa 48, e de átomos de Plutônio (Pu), de número de massa 244. Com o choque efetivo entre os núcleos de cada um dos átomos desses elementos, surgiu o novo elemento químico. Sabendo que nesse choque foram perdidos três nêutrons, os números de prótons, nêutrons e elétrons, respectivamente, de um átomo neutro desse elemento são:

A) 114, 175, 114.

B) 114, 289, 114.

C) 111, 175, 111.

D) 111, 292, 111.

E) 114, 178, 114.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 8

(UEL-PR) Marie Sklodowka Curie, por seus trabalhos com a radioatividade e pelas descobertas de novos elementos químicos como o polônio e o rádio, foi a primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel: um de física, em 1903, e um de química, em 1911. Suas descobertas possibilitaram a utilização de radioisótopos na medicina nuclear. O elemento sódio não possui um isótopo radioativo na natureza, porém o sódio-24 pode ser produzido por bombardeamento em um reator nuclear. As equações nucleares são as seguintes:

12Mg24 + “X” → 11Na24 + 1H1
1Na24 → 12Mg24 + “Y”

O sódio-24 é utilizado para monitorar a circulação sanguínea, com o objetivo de detectar obstruções no sistema circulatório. “X” e “Y” são, respectivamente:

A) raios X e partícula beta.

B) raios X e partícula alfa.

C) partícula alfa e raios gama.

D) nêutron e raios gama.

E) nêutron e partícula beta.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 9

(UFPE - adaptada) Uma série de processos de decaimento radioativo natural tem início com o isótopo 238 de urânio (Z = 92). Após um processo de emissão de partículas alfa, seguido de duas emissões sucessivas de radiação beta, uma nova emissão de partícula alfa ocorre. Com base nessas informações, analise as proposições a seguir e indique as a afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F).

(0) O isótopo 238 do urânio possui 148 nêutrons.
(1) O elemento que emite a segunda partícula alfa, na série, possui número de massa 230, e não é um isótopo do urânio.
(2) O elemento que resulta da emissão alfa do urânio 238 é o isótopo 234 do elemento de número atômico 90.
(3) O elemento que resulta da última emissão de partícula alfa, descrita acima, possui 90 prótons e 140 nêutrons.
(4) O elemento resultante da segunda emissão beta é isóbaro do elemento resultante da primeira emissão alfa.

 

A) V, V, F, F, F.

B) V, F, V, F, V.

C) F, F, V, V, F.

D) F, F, V, V, V 

E) F, V, F, V, V.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 10

(Unesp) O radioisótopo 226Ra pode ser transformado em bismuto, conforme a sequência

 width=

em que -α e -β representam decaimento radioativo com emissão de partículas alfa e beta, respectivamente. Os valores abaixo das setas representam a meia-vida do processo e estão expressos em: a 5 anos; d 5 dias; min 5 minutos e s 5 segundos. É correto afirmar que:

A) ao final do processo de decaimento, 210Bi é transformado em 226Ra, fechando o ciclo.

B) é impossível preservar uma amostra composta apenas por 226Ra por mais de um dia.

C) em recipiente de chumbo, o processo de decaimento radioativo seria evitado.

D) a etapa lenta no processo de decaimento é 214Po → 210Pb.

E) após 1 600 anos, 1 kg de 226Ra resultará em 0,5 kg de 226Ra e 0,5 kg de 222Rn.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 11

(Unesp) Detectores de incêndio são dispositivos que disparam um alarme no início de um incêndio. Um tipo de detector contém uma quantidade mínima do elemento radioativo amerício-241. A radiação emitida ioniza o ar dentro e ao redor do detector, tornando-o condutor de eletricidade. Quando a fumaça entra no detector, o fluxo de corrente elétrica é bloqueado, disparando o alarme. Este elemento se desintegra de acordo com a equação a seguir:

95Am241 → 93Np237 + Z

Nessa equação, é correto afirmar que Z corresponde a:

A) uma partícula alfa.

B) uma partícula beta.

C) radiação gama.

D) raios X.

E) dois prótons.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 12

(UEL-PR) Por meio de estudos pormenorizados realizados por bioantropólogos mexicanos, constatou-se que as feições do fóssil humano mais antigo já encontrado no México eram muito parecidas com aborígines australianos. O fóssil em questão, com 12 mil anos, é o crânio conhecido como Mulher de Penón. A determinação da idade de um fóssil é baseada no decaimento radioativo do isótopo carbono-14, cujo tempo de meia-vida é de aproximadamente 6 000 anos.

A percentagem de carbono-14 encontrada atualmente no fóssil em relação àquela contida no momento da morte é aproximadamente igual a:

A) 25%

B) 50%

C) 37%

D) 75%

E) 90%

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 13

(UFSCar-SP) O 235U é o responsável pela energia produzida por reatores comerciais, através do processo de fissão nuclear. O 238U, que constitui a maior parte do combustível nuclear, não sofre processo de fissão nessas condições.

No entanto, ao ser atingido por nêutrons produzidos no funcionamento normal do reator, dá origem ao isótopo 239U, que emite, sucessivamente, duas partículas β, gerando um produto radioativo, com meia-vida extremamente longa e que pode ser utilizado para fins militares. Sobre o produto gerado pelo decaimento radioativo do 239U, pela emissão sucessiva de duas partículas β, é correto afirmar que se trata de:

A) 236U

B)  width=

E) mistura de 237U e 238U

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 14

(Fuvest-SP) Em 1995, o elemento de número atômico 111 foi sintetizado pela transformação nuclear:

28Ni64 + 83Bi209 111Rg272 + nêutron

Esse novo elemento, representado por Rg, é instável. Sofre o decaimento:

111Rg272109Mt268107Bh264 → 105Db260 → 103Lr256101Md252

Nesse decaimento, liberam-se apenas

A) nêutrons.

B) prótons.

C) partículas β.

D) partículas α.

E) partículas α e partículas β.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 15

A energia nuclear, embora contestada pelos acidentes de proporções dramáticas aos quais o mundo assistiu nas últimas décadas, tem assegurado energia a diversos países que não contam com recursos naturais suficientes para suprir sua elevada demanda energética, como o Japão. Embora em seu funcionamento não sejam emitidos gases causadores do aquecimento global, as usinas valem-se da fissão nuclear, processo que, para ocorrer, demanda urânio enriquecido. Sobre o enriquecimento do urânio, afirma-se corretamente que: 

A) é um processo que elimina impurezas minerais do urânio, filtrando-o.

B) é uma técnica capaz de torná-lo mais radioativo pela adição de plutônio.

C) consiste em isolar os isótopos radioativos do urânio, responsáveis pela fissão.

D) consiste em aumentar a porcentagem de um dos isótopos do urânio, responsável pela fissão.

E) é uma técnica responsável por eliminar os carbonatos e fosfatos insolúveis, que comprometem o desempenho do urânio.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 16

(Unirio-RJ)

Na usina coreana de Wolsung, cerca de 50 litros de água pesada vazaram (...), e poderão ser recuperados sem maiores danos logo após o incidente”.
JB, 06 out. 1999.

A água pesada (D2O) é constituída por deutério e oxigênio, e é um subproduto das usinas nucleares, sendo obtida através do bombardeamento do núcleo de hidrogênio.

1H1 + X → 1H2

De acordo com a reação acima, X é um(a):

A) nêutron.

B) partícula α.

C) partícula β.

D) partícula γ.

E) elétron.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 17

(Fuvest-SP) O isótopo radioativo Cu-64 sofre decaimento, conforme representado:

 width=

A partir de amostra de 20,0 mg de Cu-64, observa-se que, após 39 horas, formaram-se 17,5 mg de Zn-64. Sendo assim, o tempo necessário para que metade da massa inicial de Cu-64 sofra decaimento β é cerca de:

A) 13 horas.

B) 6 horas.

C) 19 horas.

D) 26 horas.

E) 52 horas.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 18

O núcleo de Tório (234Th) emite uma partícula β, quando um nêutron transforma-se em próton, originando um novo elemento. Qual é o símbolo para o novo elemento formado nessa reação?

A)  width=

B)  width=

C)  width=

D)  width=

E)  width=

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."

Voltar

Calculadora